sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A vida na telinha


Em 85 não havia celular. Até mesmo o telefone fixo era hum luxo para poucos.
Hum adolescente saía de casa, visitava os amigos, jogava huma bola, namorava, chegava tarde em casa... e isso era a coisa mais normal.

Hoje, se o adolescente sai sem o celular, é motivo de pânico para os pais. Em pouco mais de 30 anos, a tecnologia mudou o comportamento, a cultura e a vida de milhões de pessoas. E o telefone celular é peça chave nessa mudança cultural.

Muitas pessoas hoje "carregam a vida" dentro do aparelho. Nada de agendas em papel, lembretes de aniversários, caderno de telefones.... nada de papel... está tudo ali, dentro daquela pequena maquininha... menor que hum maço de cigarros. O telefone celular se tornou peça essencial do cotidiano. Eu mesmo me sinto perdido quando, por algum motivo o esqueço, ou simplesmente quando acaba a bateria. É interessante essa maneira como nos entregamos às novas facilidades que a tecnologia nos proporciona. O que é criado para ser apenas hum objeto de conforto ou apenas mais hum luxo, acaba se tornando essencial... levando à huma mudança em nosso comportamento.

Eu mesmo sou hum entusiasta de novas tecnologias. Troco meu celular praticamente todo ano... e mal está em minhas mãos já imagino o próximo que vou pegar. Sou hum daqueles que procuram convergir para o celular tudo o que for possível. Em minhas viagens é meu telefone, meu tocador de música, meu GPS, minha filmadora, minha câmera fotográfica (ok... eu tenho huma câmera melhorzinha para fazer as fotos de viagem... mas o celular ajuda).

Mas vez ou outra aparece aquela sensação de que a tecnologia nos aprisiona. Nos tornamos dependentes dela não por necessidade, mas por puro conforto ou sensação de "status". Celular não precis ser huma maquininha mirabolante. Basta que funcione bem para fazer ou receber ligações... para isso foi criado, não? Mas hoje até TV assistimos nele. É huma necessidade mesmo do século XXI? Ou huma vaidade a mais?

Não sei... mas de qualquer forma preciso terminar o texto aqui... meu telefone está quase sem bateria e esqueci meu carregador em casa... preciso correr urgentemente atrás de hum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...